quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aceitar o “não”

É frequente que a criança que tem um comportamento adequado na creche ou no Jardim-de-infância, chega a casa e transforma-se numa autêntica pestinha. É em casa que ela se sente mais á vontade de poder descarregar um pouco as tensões de todo o dia, com as pessoas com que tem uma relação afectivamente segura: os pais. Á noite em casa, os pais também têm comportamentos que não têm noutro lugar o que os pode levar a entender o motivo de tantas birras. Se a criança se está a portar-se muito bem, os pais aproveitam para fazer outras coisas, deixando-as sossegadas. Se a criança começa a portar-se mal ou se não faz o que lhe pedem, os pais intervêm e frequentemente acabam por ralhar, por castigar ou dar uma palmada, o que leva a criança a interiorizar um modelo de relação errado: se eu me portar bem ninguém me liga mas pelo contrário se me portar mal dão-me atenção. Os pais devem saber lidar com estas situações e não tentarem encontrar desculpas para esses comportamentos nem devem ceder porque se assim o fizerem a criança leva a sua avante e começa a perceber que pode controlar a situação e os pais deixam de conseguir impor-se. Os comportamentos são uma poderosa forma de comunicação. Perante as birras os pais devem:
- Ajuda-las a gerir a sua frustração, entendendo o seu desejo;
- Deixando-a verbalizar a fúria que sente e dizer-lhe que compreendem;
- Perder algum tempo a ver com ela os brinquedos, dizendo-lhe os que gostam mais e deixa-la contar quais os que mais gosta;
Assim, desejo exprimido de ter o brinquedo desaparece perante a satisfação de uma outra necessidade: de se sentir em relação com o mundo, de partilhar. Se for um objeto que a criança quer muito, adiar a satisfação da necessidade para uma altura especial, sendo recebido com muito mais trazer.
Adiar a satisfação da necessidade é uma forma de ajudar a gerir a frustração, contribuindo para a criação de crianças emocionalmente mais estáveis e por isso mais capazes de enfrentar os “nãos” que lhes vão surgindo ao longo da vida.
Educadora Vânia Ribeiro

1 comentário:

  1. È muito importante as crianças apreenderem a lidar com a frustrações... e muitas vezes o não tem que ser o não e nunca o NIM. A assertividade ajuda a criança a crescer muito mais confiante e segura nas suas decisões e opiniões

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