1º Ciclo do Ensino Básico

O Ensino Básico constitui um percurso escolar/educativo que pretende criar as condições para o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade da criança, através da descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionem uma formação pessoal, numa dimensão individual e social e, que pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
Jacques Delors, coordenador da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, no relatório para a UNESCO, apresenta quatro pilares fundamentais para a Educação:
Aprender a Ser: pretende-se formar alunos autónomos; ativos; capazes de estabelecer  relações interpessoais; promover diferentes formas de comunicar e de intervir de forma consciente e proativa no meio envolvente.
Aprender a viver com os outros: pretende-se apelar ao respeito, à tolerância, à compreensão, à paz, ao combate ao preconceito, ao conflito e à discriminação; valorizar a diferença como uma mais valia para o enriquecimento pessoal, bem como uma forma de partilhar e descobrir a diversidade humana. A educação para os valores e as atitudes  é fundamental no processo de desenvolvimento individual e consequentemente, no desempenho social e interpessoal.
Aprender a Conhecer: pretende-se despertar no aluno a motivação pela aprendizagem, o gosto pela procura do saber/conhecimento, de modo a apropriar-se dele, poder construir as suas próprias opiniões e desenvolver o seu pensamento crítico; promover uma aprendizagem contínua e progressivamente evolutiva.
Aprender a Fazer: depois de adquirido o conhecimento/saber, é necessário saber coloca-lo em prática/aplica-lo; saber transmitir e comunicar aquilo que foi retido, interpretado, selecionado; aproveitar as oportunidades para interagir.

De modo a promover estes quatro tipos de aprendizagem, cabe aos professores em colaboração com os outros intervenientes no processo educativo, contribuir para:
Aprendizagens diversificadas: através da utilização de materiais e recursos variados que proporcionem uma pluralidade de abordagens dos conteúdos que o aluno deve ser capaz de adquirir;
Aprendizagens integradas: valorização das realidades, vivências, experiências e saberes de cada aluno, bem como a sua cultura, que conduzem a novas descobertas e à construção de um pensamento flexível;
Aprendizagens socializadoras: propiciam a formação moral e crítica na apropriação dos saberes; a organização e gestão do trabalho contribuem para o exercício de partilha  cultural, para a criação de hábitos de interajuda e espírito de solidariedade.

O Talvaizinho aposta numa educação em que os alunos são o núcleo do processo educativo:
        motivação; criatividade; dinamismo; integração; aceitação; valorização são as formas de envolvimento;
        interdisciplinaridade, metodologia diferenciada, estratégias e recursos diversificados, projetos multidisciplinares são as formas de promover o sucesso educativo;
        igualdade de oportunidades, promoção do diálogo e do espírito de equipa,  aceitação/valorização das diferenças são as formas de interação.

O nosso 1º ciclo funciona de segunda e sexta, com horário letivo das 9h30m às 17h30m. Neste horário estão incluídas as atividades bi semanais de expressão motora, de expressão musical e de inglês, bem como o acompanahamento ao estudo. As crianças podem entrar no colégio a partir das 8h, não sendo cobrada qualquer tipo de taxa. O lanche da manhã e da tarde, bem como o almoço são fornecidos pelo Talvaizinho.
O 1º ciclo funciona todo o ano, incluíndo o mês de agosto, abrindo às 8h, ou até antes, e encerrando às 19h30m.
Após o fim do ano escolar, estipulado por calendário escolar do Ministério da Educação, bem como no periodo das interrupções letivas (natal, carnaval e páscoa), o Talvaizinho define no seu plano anual de atividades, documento este divulgado junto dos encarregados de educação, um conjunto de workshop´s, que serão dinamizados pela equipa pedagógica do Colégio. Estes workshop´s estão já incluídos na componente letiva, ou seja, não acresce qualquer valor.
Durante duas semanas, última de junho e primeira de julho os talvaizinhos vão para a praia.