Projetos em vai vém

"Projeto em vai vém" é um projeto em articulação com as famílias, onde se pretende o envolvimento destas no projeto educativo do Talvazinho "Crescer com arte". Neste momento temos em vai vém(Talvaizinho/casa; casa/Talvaizinho) os seguintes projetos:
- "Mala com história", inicio no ano letivo 2009/2010, na sala das maçãzinhas... a mala continua a viajar pela casa das crianças da sala dos picassinhos;
- "Sacola de histórias", inicio no ano letivo 2010/2011, na sala dos moranguinhos... a sacola continua a viajar pela casa das crianças da sala dos pequenos pintores;
- "Mala com jogo", inicio no ano letivo 2011/2012, na sala dos picassinhos;
- "Mala da manta dos retalhos", inicio no ano letivo 2011/2012, projeto intergeracional e englobando todos os avós dos talvaizinhos.


"A mala com história"
Este sub projeto teve o seu inicio em 09/04/2010, na sala das maçãzinhas, grupo de 3 anos de idade, e continua até hoje a percorrer a casa dos atuais picassinhoss... o projeto desse ano letivo denominavasse "Através das histórias apreendemos a crescer". Isto só me faz acreditar que os projetos duram o tempo que as crianças acharem que devem durar, estando para tal motivadas. foi e tem sido um sucesso esta "Mala com história"
Este projeto surgiu porque considero que os livros têm de estar presentes na vida das crianças desde o seu nascimento, para que associem a diversão e criatividade. Com eles, as crianças irão desenvolver a sua capacidade verbal, estimular a imaginação, e também passar grandes momentos, enriquecendo-se como pessoas. Embora não saibam “ler”, gostam de ouvir e este gesto tão simples como ler-lhes um conto pode ser a ponte perfeita para conseguir que a leitura seja um passatempo que cresça com os anos! Fomente no seu filho(a) o gosto pelos livros e pela leitura...
A implementação desta segunda fase deste projecto, que se iniciou no 3º periodo, do ano letivo 2009/2010, teve como eixo dinamizador a articulação escola-família, bem como a implicação dos pais na vivência deste projecto, fomentando assim a componente natural e lúdica do processo de ensino-aprendizagem.
  1. O que pretendo? Quando os seu filho(a) levar para mala de viagem, o que tem de fazer? Nesta mala de viagem encontra-se um bonito edredão e dentro deste juntei uma história que se encontra quentinha ... o que pretendo, é que, bem quentinhos por baixo do edredão, pai e/ou mãe contem e explorem com o  vosso filho(a) a história que segue viagem até vossa casa. Também pretendo que, com esta história, e em contexto familiar, a criança faça um pequeno registo da história, um desenho daquilo que foi mais marcante para ela...um desenho muito simples... os traços de 1001 cores são os educadores muito importantes... Quanto tempo fica a mala de viagem em casa... quando a tenho que devolver à sala das maçãzinhas?
  2. Se receber esta mala na segunda-feira, terá que a devolver na quarta-feira, para outra criança a poder levar;
  3. Se receber na quarta-feira, deverá devolvê-la na sexta-feira, para outra criança a poder levar;
  4. Por fim, se a receber numa sexta-feira deverá devolvê-la na segunda-feira... Agradeço que cumpram estes prazos, pois assim, este mala poderá chegar a todos mais rapidamente.  Espero que se divirtam, tanto quanto eu me tenho divertido na concepção deste projecto... Votos de bons sonhos com histórias quentinhas po baixo do edredão!
A educadora
Paula Coelho

"Sacola com história"
Este projecto surgiu no ano letivo anterior na sala dos moranguinhos após uma observação atenta e cuidada dos interesses e necessidades das crianças. Como este projecto foi muito bem recebido pelas famílias e pelas criança decidi dar seguimento a este projecto sendo uma mais valia para as crianças e para as suas famílias. Assim sendo, este projecto surgiu após vários dias de observação que inferi que as crianças tinham um especial interesse por histórias, uma vez que traziam várias vezes histórias para a sala, durante o tempo de brincadeira livre escolhiam várias vezes a área da biblioteca onde se sentavam a ouvir ou a contar as histórias e repetidamente me pediam para contar as histórias que tinham escolhido.
Com isto, surgiu a ideia de construir uma sacola de histórias, permitindo assim uma participação mais activa da família e de modo a envolver a família no trabalho que vai sendo desenvolvido na sala.
Esta sacola reúne um vasto número de histórias, adequadas a sua faixa etária, abordando diferentes temas, que a criança poderá escolher uma das histórias para levar na sacola. A sacola permanecerá em casa de cada criança durante um fim-de-semana, onde a criança juntamente com os pais ou avós ou outros implicados no processo educativo, poderão ler, explorar e viajar pelo mundo mágico das histórias. Também será acompanhada por um caderno onde os pais poderão registar a sua opinião, se gostaram ou não da história seleccionada e poderão sugerir novas ideias para melhorar esta sacola.

Objectivos:
·                     Fomentar o gosto pela leitura;
·                     Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·                     Aprender e crescer através das histórias;
·                     Valorizar o livro como fonte de conhecimento;
·                     Aprofundar a leitura de imagens;
·                     Proporcionar às crianças momentos de descontracção e de prazer;
·                     Exprimir-se oralmente com progressiva clareza e autonomia;
·                     Alargar a capacidade de compreensão e produção linguística;
·                     “Ler” a realidade através de “imagens”;
·                     Adquirir um maior domínio da linguagem oral.

"Mala da manta dos retalhos" 
Inicio do projeto: ano letivo 2011/2012

Caros avós,
Todos nós recordamos a nossa infância com saudade e com alegria...
Recordamos os lanchinhos com os avós; o bolinho da avó que, muitas vezes, era melhor que o da mãe e melhor que o bolo mais bonito da pastelaria; as brincadeiras e os passeios com o avô; as ferramentas do avô e as costuras da avó; as histórias contadas junto à lareira, na cama ou como lição sempre que nos portávamos menos bem; as histórias que surgiam da infância dos avós e das fases da vida deles, bem como o crescimento dos nossos pais. Os avós, por serem mais velhos que os pais, têm muitas experiências de vida para partilhar e muitos saberes para transmitir.
Há uma relação de amizade e cumplicidade que se cria com os avós que não se explica, sente-se... Há um carinho especial, uma admiração que se nutre e se compartilha...
A mala que vai circular pelos avós é prova de que os avós deixam uma herança emocional e sentimental muito forte. Esta mala era dos avós da educadora Paula e da Cláudia, mala que guardam com carinho e com orgulho; que as fazem reviver os bons momentos que passaram com eles. Ela tem um  peso bastante grande, porque contém as recordações, as emoções, os cheiros, as cores e os padrões e uma história de vida. Certamente, esta mala vai proporcionar um reviver também do vosso passado...
Como na nossa história pessoal os avós têm um papel importante, consideramos que aproximar os avós ao Talvaizinho vai contribuir para enriquecer o nosso projeto educativo e promover inúmeras experiências e partilhas.
De modo a promovermos esta aproximação dos avós aos ideais presentes no nosso projeto de crescer com arte, queremos que os avós se juntem a nós e agarrem o desafio que vamos lançar.
Os avós maternos e avós paternos de cada criança vão juntar um quadrado de tecido (um quadrado por cada avó e avô) com as mesmas dimensões do que aquele que colocamos no interior da mala. O objetivo é selecionarem um tecido ao vosso gosto e cosê-lo ao outro, de modo a formarmos uma manta de retalhos. A tarefa seguinte é deixarem uma pequena mensagem, neste livro, referindo aquilo que vos faz lembrar aquele retalho, o sentimento que pairou no vosso coração ao colaborar nesta construção ou aquilo que os netos representam para cada um de vós. Depois de construída e de todos colaborarem neste desafio, regressará ao Talvaizinho e aqui vai adquirir ainda mais valor do que aquele que imprimiram quando escolheram o retalho e o coseram com todo o carinho, porque vai ser explorada através de experiências intergeracionais. Umas vezes, os protagonistas serão os avós e os espetadores os netos, outras vezes serão os netos a surpreenderem-vos com as suas potencialidades e com as suas imaginações emergentes.
Pedimos a vossa atenção para o prazo que damos para a realização da proposta que lançamos, não queremos que haja atrasos, porque os Talvaizinhos aguardam com ansiedade o regresso do trabalho final e da utilização/exploração da manta.
Aguardamos com expectativa o produto final!
Votos de bom trabalho!
Professora Sofia Sampaio
Os avós da Helena, do Leonor e do Henrique, foram os primeiros a levar a mala...
... o livro para nos dizerem o que vos fazem recordar esses retalhos...
A mala, que tanto nos faz lembrar os nossos avós...


"Mala com jogo"

Este projeto surgiu este ano letivo (2011/2012), na sala dos picassinhos e tem como principal objetivo promover o jogo em contexto familiar e as situações lúdicas e pedagógicas potenciadas através do jogo. A criança escolhe um jogo, que quer jogar com os pais em casa e aí vai dentro de uma mala, que foi pintada pelos picassinhos... divirtam-se tanto como eles se divertem nesta área