Jardim de Infância


São objetivos do jardim de infância, que concretizam a nossa Missão, enquanto Colégio…


  • Contribuir com os familiares para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, promovendo a construção da sua identidade e potenciando a sua realização pessoal futura como cidadãos.
  • Colaborar com as famílias na transmissão de normas, valores e regras às crianças que lhes permitam uma vivência responsável e activa em sociedade.
  • Promover um clima de interacção e cooperação entre a equipa pedagógica, as crianças e as suas famílias, realizando o projecto comum que é o bem-estar, o desenvolvimento e as aprendizagens de cada criança, que a preparam para as exigências futuras da sociedade global em que vivemos.
  • Proporcionar um ambiente de conforto e segurança, onde a criança sinta a liberdade e a confiança para descobrir e exercitar as suas capacidades, despertando o desejo e a curiosidade de saber e descobrir mais, motor do crescimento e da aprendizagem.

  • Promover situações e oportunidades que desenvolvam a autonomia e a iniciativa da criança, que exercitem a resolução de problemas e a tomada de decisões, estimulando as suas capacidades de cooperação, partilha e comunicação, competências determinantes para o sucesso educativo e profissional.

  • Sermos uma equipa altamente profissionalizada e motivada, em constante aprendizagem e desenvolvimento, com o foco na qualidade dos serviços que prestamos às nossas crianças e famílias.

  • Sermos parte viva e integrante de uma comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento através de protocolos, iniciativas e promovendo o conhecimento nesta área tão importante, que é o Desenvolvimento na Educação Pré-Escolar.

De acordo com o projeto educativo e com o projeto curricular do Talvaizinho, assim como, tendo presentes as orientações curriculares para o ensino pré-escolar, bem como as metas de aprendizagem definidas pelo Ministério da Educação, as educadoras de infância do Colégio Talvaizinho elaboram o projeto curricular de grupo, integrando, neste documento, as metas a atingir, por faixa etária, as atividades, as estratégias, o enquadramento do projeto e formas de avaliação do mesmo e das crianças. Estes projetos são projetos dinâmicos e envolvem a participação da comunidade educativa.

Além das atividades decorrentes das orientaçãoes curriculares e das áreas de conteúdo do jardim de infância, temos para todas as crianças, e incluída na componente letiva a expressão musical e o projeto dos cavaquinhos para as crianças da pré-primária. Temos também, o inglês, incluído na componente letiva, para as crianças a partir dos 4 anos.