Workshop´s de férias escolares(Natal, Páscoa e ferias de verão)

Entre o dia 19 e 30 de dezembro a equipa técnica do talvaizinho irá dinamizar o Workshop “Crescer a pintar... criando”, sendo dinamizados diferentes atelier´s. As crianças irão passar por todos os atelier´s, permitindo assim a diversificação de experiências e de contacto com diversos materiais e texturas, bem como a experimetação de diferentes técnicas.
Sabemos que a expressão plástica na educação de uma criança, visa essencialmente potenciar a sua componente sensorial e cognitiva, e ampliar as suas estruturas de referência relativamente ao seu conceito de arte. Este workshop, tem como finalidade principal promover a sustentabilidade ambiental, através da prática da reutilização dos materiais recicláveis na confeção de prendas, de jogos, de brinquedos, de instrumentos musicais e de muitas outras coisas, visando despertar a importância da Educação Ambiental nos alunos em relação ao reaproveitamento de materiais que seriam descartados como lixo ou resíduos, evitando assim, sérios problemas ambientais, sociais e mesmo económicos.
Desta forma, o grupo irá conhecer diferentes formas de reaproveitar este tipo de material que à partida iria para o lixo. Assim sendo, fomentaremos, mais uma vez no grupo, o reaproveitamento de material e a promoção da educação ambiental. Solicitamos assim que cada criança nos faça chegar até ao inicio deste workshop, os seguintes materiais, a custo zero:
·         1 garrafa de plástico do tamanho que desejar; 4 pacotes de leite vazios; 1 caixa pequena de sapatos; 1 revista que já não necessite; 1 garrafa pequena de plástico; rolhas de cortiça e uma caixa de ovos de cartão (vazia).

Objetivos gerais deste workshop
* Estimular a criatividade e a imaginação aliadas à expressão plástica;
* Desenvolver o gosto pela atividade lúdica associada à expressão artística;
* Desenvolver a motricidade fina através da aprendizagem de técnicas de transformação de materiais;
* Percepcionar os conceitos de reduzir no consumo; reutilizar o que é possível e por fim, reciclar;
* Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a consciencialização pública para a preservação do Meio Ambiente

Este workshop está aberto à comunidade, podendo ser incluídas crianças, entre os 3 anos e os 10 anos, que não frequentem o Talvaizinho, mas que pretendam integrar este espririto ambiental. Para tal basta fazer a inscrição na secretaria do Talvaizinho, solicitando para o efeito a programação destas duas semanas lúdico-pedagógicas.