Missão

O Projecto que dá corpo ao Talvaizinho assenta numa liderança forte, capaz de exercer os princípios e valores que serviram de base à sua fundação. Os Promotores do Projecto asseguraram desde sempre a qualidade do Corpo Docente, factor essencial para um Ensino de Qualidade, na busca incessante da Excelência, conscientes do papel fundamental da Escola na Formação das crianças
O objectivo primordial do Talvaizinho enquanto Instituição Educativa, é promover uma educação integral do Aluno, com vista ao seu desenvolvimento global, recorrendo às mais diversas metodologias, com particular destaque para a Educação pela Arte, e ao desenvolvimento de projectos que promovam a transversalidade dos conteúdos e das competências e o enriquecimento do Aluno nas mais diversas áreas culturais, científicas e artísticas. Esta preocupação está patente na estruturação da Área de Projecto, do Estudo Acompanhado e da Formação Cívica, bem como nas dominantes da Expressão Tecnológica e Artística, da mesma forma, a constante preocupação pelo bem-estar psicológico e social do seu Aluno, enquanto cidadão de plenos direitos, num processo democrático onde a família tem um papel crucial como facilitador da aprendizagem e motivador de conhecimentos.
Este Projecto Educativo procura igualmente promover o reforço lectivo de áreas base de formação, como sejam a Matemática, o Português, o Meio Físico as Expressões Artísticas e o Inglês. Com efeito, considera-se que o domínio esclarecido da Língua Materna, o exercício das capacidades de raciocínio e abstracção, bem como o conforto na utilização do Idioma Estrangeiro mais utilizado nas transacções internacionais promovem a criança e o jovem, proporcionando uma cidadania de Portugal, da Europa e do Mundo, mais esclarecida e consciente.
O acompanhamento pessoal do Aluno é um factor importante de promoção da responsabilidade pessoal e de rigor, transmitindo ainda ao Aluno e aos Encarregados de Educação processos de avaliação qualitativa de desempenho pessoal e escolar.
Preparar os nossos alunos para a vida, significa também transmitir uma disciplina pessoal e a determinação para o alcance de objectivos pessoais, bem como, o desenvolvimento de hábitos de trabalho e de estudo. Assim e desta forma, proporcionar um conjunto de experiências ao nível das linguagens universais para que, as suas capacidades naturais sejam precocemente estimuladas, para que elas estejam todas no seu pleno para a transição ao nível seguinte.
A definição de competências comuns, a todas as Artes aqui presentes pretendem contribuir para um desenvolvimento global do nosso Aluno, para que assim e desta forma, possamos abrir caminhos e processos de aprendizagem intrínsecos, utilizando para isso a experimentação/Criatividade/emoção, num processo constante e não finito.