Atelier das Artes

O Mote para este projeto "CRESCER  COM ARTE" surgiu de uma crescente ideia e vontade em inovar e romper com padrões tradicionais de educar. Foi uma vontade coletiva da Direção do Colégio, projeto este que começou a ser sentido de uma  forma entusiasta pela Direção e começada que foi a ideia de se iniciar  o esboço no papel daquilo que queriamos, as estratégias, os objetivos , as metas, as atividades, os recursos... enfim, como começar a operacionalizar esta ideia! Depois de termos as ideias organizadas e das apostas inovadoras que queriamos para o Talvaizinho e de já muito trabalho feito e muitas pesquisas realizadas, começamos a definir o projeto (processo este que teve a duração de cerca de 4 meses intensivos), e surgiu posteriormente, o convite ao Ex.mo Sr. Joaquim de Almeida (por intermédio do seu amigo Alberto Fernandes), ator e encenador reconhecido e distinto pelo trabalho que desempenha na arte de representar e encenar e sendo uma pessoa de reconhecido mérito e conhecido tantos pelos pais e especialmente pelos Talvaizinhos, no desempenho que tinha da altura "Nos malucos do Riso"... tendo o Joaquim Nicolau sido identificado pelos talvaizinhos! O inicio deste projecto foi noticia em 3 jornais de Famalicão (Povo Famalicense, Opinião Pública e Cidade Hoje, bem como ás reportagens fotográficas e conferências de imprensa na presença também do Joaquim Nicolau, ver anterior blog).
Transcrevemos aqui o oficio que deu origem ao aprinhamento deste projeto "Crescer com arte", ao que este rapidamente acedeu e nos ter ajudado também a objetivar algumas linhas que ainda se encontravam perdidas no projeto.


"Oficio nº 134/2010
V.N.F. 08/04/10
Ex.mo Sr. Joaquim Nicolau

Paula Alexandra Guimarães de Sá Coelho, na qualidade de directora pedagógica da instituição de ensino particular "Talvaizinho – creche e jardim de infância", vem por este meio, e na sequência da conversa tida com Alberto Fernandes, convidá-lo a "apadrinhar" o nosso novo projecto que terá o seu inicio a 01/09/2010:  " Talvaizinho Crescer com Arte"

Assim, e de uma forma geral apresento-lhe o eixo do projecto educativo da nossa escola, e porque acreditamos que esta nova etapa da vida de uma criança (1º ciclo) tem que ser enquadrada num projecto de uma escola criativa, sendo através da arte que a criança pode ser confrontada com diferentes realidades, desenvolvendo a forma de sentir e percepcionar os objectos e o mundo que a rodeia, acedendo deste modo a formas de conhecimento que a possibilitam aprender e entender outras realidades – encontrando-se e reconhecendo-se perante a diversidade.

Privilegiamos a relação entre Educação e Arte como uma relação de interdependência – o carácter integrado das Artes (nas suas dimensões emocional e cognitiva) potenciando assim, esta última, a acção educativa e favorecendo o desenvolvimento integral da criança/indivíduo. Continuaremos a "trabalhar" as emoções, uma vez que estas constituem o elo mais significativo e subtil da ligação entre Arte e Educação, pelo que esta proximidade com as emoções conferirá à Arte o seu poder educativo e vice-versa.

Finalmente, a criatividade, como estratégia que abrange as faculdades de educação da percepção, da expressão, de desenvolvimento de competências intelectuais e de habilidades comunicacionais, incentiva a mudança e inovação, transforma a criança/indivíduo e permite-lhe posicionar-se perante si mesmo, a sociedade onde está inserida e o mundo – assumindo-se como elemento simultaneamente diferenciador e identificante. "Crescer com Arte" enquanto um processo criativo, motivador e facilitador de aprendizagens, pretendendo-se manter acesa a imaginação, a criatividade e a utopia... tudo isto e muito mais porque continuamos a acreditar que "Crescer com Arte" contribui efectivamente para o desenvolvimento psico-social, artistico e cultural da criança.

Por tudo o que precede e muito mais, e principalmente pelo seu percurso profissioanl de excelência, seria um enorme orgulho para a direcção desta instituição, tê-lo como "Padrinho" deste projecto.

Aguardando uma resposta

Despeço-me os melhores cumprimentos


Paula Guimarães Sá Coelho

Rua de Mões, s/n – 4760 – 076 Vila Nova de Famalicão