terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

As nossas “pequenas” mas “grandes” aprendizagens!


A criança desde cedo mostra as suas emoções através do choro, do sorriso social, entre outras. Ao longo do seu crescimento, é importante que conheça essas emoções e as saiba distinguir.
Entre os 12 e os 18 meses, a criança: “aprende-se aos poucos a integrar-se num grupo. Consegue partilhar as coisas com os outros. Gosta da companhia de outras crianças. Controla-se cada vez melhor a nível emocional e lida melhor com as emoções negativas (…)” in Bebé Feliz.

Esta semana a sala dos artistas esteve a trabalhar as emoções, tendo como recurso o livro: “Bebé Feliz”. A Marta mostrou algumas expressões que fazemos quando estamos tristes, ou quando estamos contentes com algo, ou mesmo quando nos zangamos.
Após termos falado neste tema iniciamos outro: O Carnaval!
O Bolinha resolveu visitar a nossa salinha e convidou-nos a ler mais uma das suas histórias deliciosas… “O Carnaval e o Bolinha”…
 Os amigos do Bolinha decidiram-se mascarar e o Bolinha não sabia quem eles eram. Mas nós, artistas curiosos que somos descobrimos facilmente, foi só levantar a aba e como por magia apareciam os amigos do Bolinha! Também conhecemos uma personagem muito especial presente em todos os Carnavais… O Palhaço. Adoramos chamar por ele na sala, e por isso decidimos construir um utilizando técnicas de expressão plástica: realizamos garatujas com lápis de cera e pintamos com o nosso dedo o cabelo do nosso querido palhaço.
Gostamos tanto dele que lhe dedicamos uma música:
De nariz vermelho
E cara pintada
Sapatos gigantes
Não lhe falta nada!

É o rei da festa
Rei da criançada
Faz mil brincadeiras
Provoca a risada.

E aos distraídos
Prega mil partidas
Mas ninguém se zanga
Pois são divertidas!

Quem sabe quem é?
Eu não vou dizer!
Basta estar atento
Está-se mesmo a ver...

(MELODIA PAPAGAIO LOIRO)
Um bom carnaval para todos vocês!
Da sala dos artistas
Educadora Marta Ferreira

1 comentário:

  1. Tão curiosos e atentos! Parabéns sala dos artistas!

    Catarina Abelenda (mãe do Rafael)

    ResponderEliminar

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!