quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

À descoberta da noção de quantidade e de número…


Conforme as crianças mais pequenas vão descobrindo objetos através do explorar e do brincar, começam a estabelecer as bases para a compreensão da quantidade e do número. Os objetos podem estar isolados ou em grupos de vários tamanhos; os materiais podem aparecer com várias quantidades. Aos poucos vão adquirindo a noção de “mais”, experimentam a correspondência de um para um e exploram o número de coisas.





Os pequenos Cantores demonstraram muita curiosidade quando viram os cartões com os números até 5 e também aprenderam uma nova canção sobre este tema:
Um elefante que se balanceava numa teia de uma aranha
Quando ele viu que ela resistia foi chamar outro elefante
Um, dois!
Dois elefantes que se balanceavam numa teia de uma aranha
Quando eles viram que ela resistia foram chamar outro elefante
Um, dois, três!

 Ao brincarmos com as tampinhas trabalhamos a noção de quantidade!
“Ei! Tantas tampinhas” (Maria)
“Mais!” (Tomás)
Fizemos comboios com as tampinhas e até tentamos empilhá-las!
A expressão plástica não podia faltar! Que divertido foi carimbar com números!
Um momento de concentração e empenho dos mais pequeninhos!
        Mas outros momentos também marcaram a semana passada…
        Na atividade de psicomotricidade tivemos uma surpresa…balões!!

Atirar os balões ao ar e deixá-los cair no chão ajudam-nos a desenvolver a noção de em cima/em baixo, bem a desenvolver a destreza óculo-manual…e como são muito leves obrigaram-nos a correr bastante atrás deles…foi uma alegria!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!