quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ler é divertido!!


Houve mais um encontro na biblioteca, entre os Picassinhos e o 1º. Ciclo no âmbito do projeto Ler é divertido. A história de hoje foi Meninos de todas as Cores de Luisa Ducla Soares, uma história muito interessante que apela aos nossos cinco sentidos e aos valores morais. A viagem que o Miguel, a personagem principal da história, fez foi feita também por cada um de nós com a possibilidade de imaginar, sentir, cheirar, tocar, ouvir e até de sentir a água a crescer na boca, quando foram enumerados alimentos bastante saborosos e docinhos. A história foi contada pelos alunos do 1º. Ciclo e seguiram-se as questões de interpretação, bem como a expressão oral, manifestada através das opiniões pessoais de cada um em relação à história. A moralidade da história: é bom ser de todas as cores, cada uma delas tem o seu valor e o seu encanto.
A proposta seguinte foi cada um dar conitnuidade à frase É BOM SER … COMO …, as respostas são distintas, mas originais, vejamos...


<><>

branco
amarelo
preto
vermelho
castanho
Sofia Cruz
Pauzinhos dos chupa-chupas
Pipocas
Os sapatos
Os ganchos
A coca-cola
Gustavo
O teto
A cadeira
As sapatilhas
As maçãs
O capacete
Catarina
As blusas
A bata
O casaco
As flores
Os cachecóis
Margarida
As margaridas
Os anéis
Cachecóis
Os sapatos da Catarina
As camisolas
Diogo Roriz
As nuvens
O néctar
O alcatrão
Os tomates
As pinhas
Mª Henrique
O gelado
As flores
As botas
Os arcos
O caramelo
Beatriz Cortez
Os ovos
As maçãs
Os mantos
O pudim de morango
As sapatilhas
Leonor
Os dentes
O bico da galinha
As calças
As rosas
Os olhos da Carolina
Vasco
O pó
A pêra
A tinta preta
As feridas
A madeira
Sofia A.
O verniz das unhas
Os colares
As pestanas
O coração
Os casacos
Rúben
A tinta branca
As mangas
Os legos
O círculo
Os paus
Maria
A parede
A almofada
O carvão
O carro
Um saco
Carolina
Folhas de papel
O sumo de ananás
Os livros
Os cravos
Um sofá
Filipa
As cebolas
Os pintaínhos
O balde
A bandeira do Benfica
As penas da galinha
Gabriel
O sal
A mochila
O comboio
O Alfa
As minhas botas
Sofia F.
As camisolas do Talvaizinho
As bananas
A cabelo da Carolina
Os morangos
Os barcos
Helena
O chão da varanda
O pudim
As ganchos da mamã
Os casacos
O cabelo




A atividade seguinte foi escutar e memorizar uma canção sobre as cores:
Tenho uma caixinha 
Com lápis de cores      
Vou pintar o mar 
O sol e as flores 
O sol é vermelho 
Azul é o mar                 
Verdinha é a folha 
Ao vento a dançar 
  
Com o amarelo 
Vou pintar a lua bis 
Com o preto e branco 
As pedras da rua. 
  
Vou pintar com roxo 
Um baguinho d'uva          
Com azul clarinho 
Vou pintar a chuva. 
Se eu quiser eu pinto 
A noite e o vento               
Sete são as cores 
E outras mais invento.  
Todos estavam prontos para partilhar as suas preferências de cores:
Sofia F.: Cor de rosa, porque sempre que vejo flores, vejo flores cor de rosa;
Helena: Vermelho, porque vou a casa do avô e vejo sempre o vermelho à entrada;
Sofia A.: Cor de rosa, porque sempre que chego a casa e falo um desenho, faço um coração com o cor de rosa;
Beatriz C.: Roxo, porque sempre que chego a casa, brinco com um brinquedo roxo;
Vasco: Cor de laranja, porque gosto de laranjas;
Mª Henrique: Vermelho, porque eu gosto das flores vermelho escuro;
Gustavo: Azul, porque primeiro pinto sempre com o azul o ceú;
Catarina: Amarelo, porque brinco com um boneco amarelo;
Margarida: Amarelo, porque gosto de fazer o sol amarelo no desenho;
Joana: Cor de rosa, porque as flores que eu às vezes vejo são cor de rosa;
Diogo R: Laranja, porque eu vou a casa do meu avô e tem um livro que gosto muito cor de laranja;
Carolina: Amarelo, porque é uma cor brilhante;
Filipa: Amarelo, porque gosto muito do sol e faz calor para irmos lá para fora;
Leonor: Cor de rosa, porque tenho uma almofada rosa que a minha avó me deu e gosto muito dela;
Maria: Verde, gosto muito da relva e gosto de apanhar;
Gabriel: Amarelo, porque desde bebé que gosto do amarelo;
Sofia C: Verde, porque quando vejo verde bebé peço à minha mãe para pôr no meu quarto;
Rúben: Roxo, porque não sei.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!