Houve mais um encontro na biblioteca, entre os Picassinhos e o 1º. Ciclo no âmbito do projeto Ler é divertido. A história de hoje foi Meninos de todas as Cores de Luisa Ducla Soares, uma história muito interessante que apela aos nossos cinco sentidos e aos valores morais. A viagem que o Miguel, a personagem principal da história, fez foi feita também por cada um de nós com a possibilidade de imaginar, sentir, cheirar, tocar, ouvir e até de sentir a água a crescer na boca, quando foram enumerados alimentos bastante saborosos e docinhos. A história foi contada pelos alunos do 1º. Ciclo e seguiram-se as questões de interpretação, bem como a expressão oral, manifestada através das opiniões pessoais de cada um em relação à história. A moralidade da história: é bom ser de todas as cores, cada uma delas tem o seu valor e o seu encanto.
A proposta seguinte foi cada um dar conitnuidade à frase É BOM SER … COMO …, as respostas são distintas, mas originais, vejamos...
branco
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amarelo
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preto
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vermelho
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castanho
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Sofia Cruz |
Pauzinhos dos chupa-chupas
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Pipocas
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Os sapatos
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Os ganchos
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A coca-cola
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Gustavo |
O teto
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A cadeira
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As sapatilhas
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As maçãs
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O capacete
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Catarina |
As blusas
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A bata
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O casaco
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As flores
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Os cachecóis
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Margarida |
As margaridas
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Os anéis
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Cachecóis
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Os sapatos da Catarina
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As camisolas
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Diogo Roriz |
As nuvens
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O néctar
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O alcatrão
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Os tomates
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As pinhas
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Mª Henrique |
O gelado
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As flores
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As botas
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Os arcos
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O caramelo
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Beatriz Cortez |
Os ovos
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As maçãs
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Os mantos
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O pudim de morango
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As sapatilhas
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Leonor |
Os dentes
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O bico da galinha
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As calças
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As rosas
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Os olhos da Carolina
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Vasco |
O pó
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A pêra
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A tinta preta
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As feridas
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A madeira
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Sofia A. |
O verniz das unhas
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Os colares
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As pestanas
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O coração
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Os casacos
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Rúben |
A tinta branca
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As mangas
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Os legos
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O círculo
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Os paus
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Maria |
A parede
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A almofada
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O carvão
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O carro
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Um saco
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Carolina |
Folhas de papel
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O sumo de ananás
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Os livros
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Os cravos
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Um sofá
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Filipa |
As cebolas
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Os pintaínhos
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O balde
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A bandeira do Benfica
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As penas da galinha
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Gabriel |
O sal
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A mochila
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O comboio
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O Alfa
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As minhas botas
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Sofia F. |
As camisolas do Talvaizinho
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As bananas
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A cabelo da Carolina
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Os morangos
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Os barcos
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Helena |
O chão da varanda
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O pudim
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As ganchos da mamã
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Os casacos
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O cabelo
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A atividade seguinte foi escutar e memorizar uma canção sobre as cores:
Tenho uma caixinha Com lápis de cores Vou pintar o mar O sol e as flores O sol é vermelho Azul é o mar Verdinha é a folha Ao vento a dançar Com o amarelo Vou pintar a lua bis Com o preto e branco As pedras da rua. Vou pintar com roxo Um baguinho d'uva Com azul clarinho Vou pintar a chuva. Se eu quiser eu pinto A noite e o vento Sete são as cores E outras mais invento. Todos estavam prontos para partilhar as suas preferências de cores: Sofia F.: Cor de rosa, porque sempre que vejo flores, vejo flores cor de rosa; Helena: Vermelho, porque vou a casa do avô e vejo sempre o vermelho à entrada; Sofia A.: Cor de rosa, porque sempre que chego a casa e falo um desenho, faço um coração com o cor de rosa; Beatriz C.: Roxo, porque sempre que chego a casa, brinco com um brinquedo roxo; Vasco: Cor de laranja, porque gosto de laranjas; Mª Henrique: Vermelho, porque eu gosto das flores vermelho escuro; Gustavo: Azul, porque primeiro pinto sempre com o azul o ceú; Catarina: Amarelo, porque brinco com um boneco amarelo; Margarida: Amarelo, porque gosto de fazer o sol amarelo no desenho; Joana: Cor de rosa, porque as flores que eu às vezes vejo são cor de rosa; Diogo R: Laranja, porque eu vou a casa do meu avô e tem um livro que gosto muito cor de laranja; Carolina: Amarelo, porque é uma cor brilhante; Filipa: Amarelo, porque gosto muito do sol e faz calor para irmos lá para fora; Leonor: Cor de rosa, porque tenho uma almofada rosa que a minha avó me deu e gosto muito dela; Maria: Verde, gosto muito da relva e gosto de apanhar; Gabriel: Amarelo, porque desde bebé que gosto do amarelo; Sofia C: Verde, porque quando vejo verde bebé peço à minha mãe para pôr no meu quarto; Rúben: Roxo, porque não sei.
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