quinta-feira, 29 de março de 2012

A descoberta do mais bonito da Primavera: A Natureza!


Se quisermos que as aprendizagens da criança contribuam para o seu desenvolvimento, temos de partir dos seus conhecimentos prévios e recorrer a atividades que captam o seu interesse e lhe façam sentido. Estabelecerá assim relações entre as suas experiências anteriores e as novas, realizando as aprendizagens”. In Projecto Criativo para creche, Mundicultura, pp. 14

Na semana passada estivemos no pomar sensorial a descobrir o que a Primavera traz de bonito e agradável. Tocamos, cheiramos e sentimos diferentes sensações, com a ajuda de diferentes materiais.
Após estas “pequenas” mas “grandes descobertas” começamos a realizar o nosso painel de Primavera com a pintura de flores de várias cores. Conhecemos uma técnica de pintura nova, que consiste na utilização do cotonete. Molhamos o cotonete em tinta e espalhamos como um pincel, desenvolvendo assim a motricidade fina. Para o centro da flor colamos pequenas bolas de jornal bem amassadas e coladas com cola branca e pintamos com tinta amarela. Com esta atividade já constatamos que estamos mais concentrados nestes trabalhos de maior atenção! Como descobrimos que as flores florescem na Primavera, também conhecemos alguns animais característicos como a joaninha, de cor vermelha e preta. Com o lápis de cera lá estivemos com bastante empenho a pintar estes animais tão ternurentos!
Aqui ficam alguns momentos de “imenso trabalho” dos artistas.

Educadora Marta Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!