sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia passado no 1º ciclo por 5, dos vários alunos, que em setembro ingressam num novo ciclo escolar


Às 9h30m toca a campainha e é chegado o momento de entrar na sala de aula e assumir a postura de aluno.

Os alunos do 1º. e 2º. ano entraram com a naturalidade habitual de quem já conhece o ambiente e a rotina que os espera, mas com expectativa para ver como se vão comportar os "miúdos do jardim de infância". Os 5 futuros alunos da nossa escola, numa turma que já está a ficar bastante composta, entraram com um ar sorridente de quem está ansioso, mas reservado, porque aguardam expectantes a realidade que os espera. Antes de iniciarmos, falamos sobre algumas regras da sala que era necessário conhecerem: os pedidos para beber água, as idas à casa de banho, as dúvidas nos trabalhos e a importância do silêncio.

Como todas as sextas-feiras, a primeira atividade da manhã realizou-se no ateliê de artes, mas desta vez, os protagonistas foram apenas os alunos do 1º. ciclo e os 5 futuros alunos. Começaram por observar e interpretar algumas obras de Miró e, tal como ele, fizeram um desenho a lápis preto e depois coloriram-no com as cores primárias atribuindo-lhes tonalidades fortes. O ambiente estava sereno, uma música baixinha e um segredinho ao ouvido de cada um, concedeu-lhes o dom para se inspirarem e se sentirem “Miró” por breves instantes. É fantástico presenciar a postura que assumem e conseguir integra-los na magia da arte.
Terminada esta tarefa fomos fazer o lanche da manhã.
De regresso à sala, talvez pela formalidade do espaço e dos alunos mais velhos, o rosto deles assumiu novamente a hesitação entre a felicidade e alguma insegurança. Cada um iniciou as tarefas do seu Um Dó Li Tá e eu trabalhei com os outros alunos.  De vez em quando chamavam para colocar alguma questão, colocando o dedito no ar, outras vezes, a força do hábito fazia com que dissessem – ó professora anda cá. A senhora educadora como estava já cheia de saudades dos seus meninos veio à sala pedir fita cola, que bem que soube a ambos aquele contacto visual e aquela troca de olhares. Chegam as 12h30, arrumaram o material na mesa, lavaram as mãos e seguiram para o refeitório. O almoço correu muito bem, comeram bem e não foram demorados, à exceção de um, mas hoje foi o primeiro dia, vamos aguardar pela evolução! Foram brincar e contar as novidades aos colegas no gimnodesportivo. Às 14h toca a campainha para sinalizar a entrada. Deram continuidade aos trabalhos deles, mas os outros alunos estavam a trabalhar no estudo do meio os seres vivos e não vivos, as plantas espontâneas e as cultivadas. Neste momento, houve alguma preocupação da parte deles em captar o que se falava sobre o tema e a professora, subtilmente, permitiu que estivessem distraídos das pinturas no manual e que ouvissem aquilo que se estava a explorar. Como todas as sextas-feiras, o dia terminou com uma história, desta vez “O Soldadinho de Chumbo”, que termina com uma lição de vida muito importante, o amor não acaba, dizem os nossos meninos.
Antes da saída receberam um certificado que refere o dia passado na escola e assinala a entrada no próximo ano. Mas com aquela folha de papel vão muitos sentimentos vividos, muitas expectativas e a ansiedade que chegue o grande dia.
Foi com um enorme orgulho que contribui para que este dia fosse marcante para eles.

Os melhores cumprimentos,
Sofia Sampaio

 Aí estão eles... ao toque vamos para sala
 O inicio do trabalho....
 A sala dos picassinhos, educadora e auxiliar não resistiram e foram visitar os colegas... e que concentrados que todos estavam!!!
 Curiosos os colegas.... normal, e que bom que isso é... ser curioso é ter também vontade em aprender e saber mais!
 Viemos embora e contentes já com o sucessos destes 5 primeiros sorteados...
 No final do dia... o prémio de participação... um certificado oferecido pela professora e pela educadora, bem como pelo Gabriel, pela Carolina e Filipa! 
O Diogo Roriz a receber o certificado, pela mãos da professora Sofia...
A Carolina a ler à Catarina o conteúdo do certificado... 
... que orgulho... 
 ... para estas crianças, quase já com o estatuto de alunos...
O Gabriel a premiar a Beatriz Cortez pelo desempenho ao longo do dia!
 Para nós, educadora e professora... que sucesso!!
 O Gabriel na entrega de mais um certificado premiando a aluna...
 Contentes, não?!
 A Filipa na leitura do certificado do Vasco...
 
 A educadora  premiando a Margarida pelo dia passado no 1º ciclo.
A apresentação grupal dos certificados para mais tarde recordar...
 

Para a semana serão sorteados mais cinco candidatos... vamos ver quem serão os felizes contemplados... são eles que escrevem o nome num papel, o dobram em dois e o colocam numa caixa... e depois retiro um a um e vão lendo o nome de quem saiu...

Parabéns pelo orgulho, que também em mim conseguiram proporcionar... mais um dia repleto de alegrias.... obrigada picassinhos!

Bj e um excelente fim de semana
Paula Coelho

* Este projeto está integrado nos projetos de articulação que o jardim de infância realiza com o 1º ciclo e vice versa.

O que acharam? Houve feed-back do Vasco, da Margarida, do Diogo Roriz, da Catarina, da Beatriz Cortez, do Gabriel, da Ana Carolina e da Filipa??? Aguardamos com ansiedade para saber o que vos contaram, pois nós, educadora e professora fizemos a avaliação com o grupo, bem como a nossa avaliação pedagógica da atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!