domingo, 22 de abril de 2012

A higiene pessoal na sala dos Cantores !!


A sensibilização desde tenra idade para hábitos de higiene adequados é essencial. Aos dois anos as crianças gostam de ser autónomas e independentes dos adultos, o que por vezes pode ser um problema, mas noutras situações é muito positivo. Com o objetivo de estimular esta autonomia e o sentido de si próprio, é importante ensinar as crianças a lavar as mãos corretamente e a incutir a rotina de lavar os dentes, entre outros hábitos.

Por isso, durante esta semana temos abordado este tema tão importante. A Sílvia trouxe para o Colégio a caixinha das surpresas! Dentro desta estavam vários objetos que usamos diariamente na nossa higiene: um CD que serviu como espelho, uma escova dos dentes, um shampoo, uma escova do cabelo e uma esponja de banho.
Ao explorar estes objetos de forma ativa fomos compreendendo a sua utilidade, envolvemo-nos numa atividade de grupo em que temos de aprender a respeitar o outro e ao mesmo tempo desenvolvemos a linguagem e o nosso vocabulário!
Ainda ouvimos a lengalenga “Eu sou pequenino”:
Eu sou pequenino
Mas já sei escolher
Os bons alimentos
Para bem comer.

Eu quero crescer,
Ser um valentão,
Como hortaliça,
Fruta, queijo e pão.

Para ter saúde
Eu quero comer
Carne, peixe e ovos
E leite beber.

Antes de comer
As mãos vou lavar,
E os meus dentinhos
Antes de deitar.

(melodia da Machadinha)

Infelizmente, devido às condições climatéricas, não têm havido oportunidades para brincarmos nos espaços exteriores do Colégio, dos quais tanto gostamos…mas não é por isso que nos divertimos menos, pois também temos espaços de interior, como o recreio coberto e o gimnodesportivo!
 A atividade de expressão motora foi um bom exemplo disso. Ouvimos a canção da Formiga Valentina que foi brincar para os charcos de água depois de um dia de chuva e constipou-se. Depois a Sílvia colocou alguns plásticos no chão (os charcos) e nós fizemos variados movimentos: saltar por cima sem os pisar, andar à sua volta, saltar-lhes para dentro, “molhar” partes especificas do corpo ou fazer um comboio e caminhar entre os charcos. Desta forma, desenvolvemos a motricidade global, descobrimos as potencialidades do nosso corpo e divertimo-nos imenso!
O portefólio do projeto da nossa sala vai continuar a circular e estamos ansiosos por ver o resultado final, pois certamente que o processo vai ser muito divertido, e também o queremos acompanhar!
Para já vimos o trabalho que a Lara fez com os pais, muito original e bem colorido! Obrigada pela vossa colaboração!
Continuamos a crescer com muita arte!
Beijinhos e abraços da sala dos Cantores!
Bom fim-de-semana!
A educadora Sílvia Barros






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!