domingo, 13 de maio de 2012

A alimentação na primeira infância


Esta semana a sala dos artistas está a trabalhar o tema da alimentação. Este tema é de extrema importância para a família, para a criança e para o educador.
As necessidades nutricionais dos bebés são asseguradas inicialmente pelo leite materno. Com o seu crescimento, outras necessidades surgem e são introduzidos novos alimentos como as papas, a carne e o peixe, os legumes, entre outros. É importante que a criança tenha contacto com os alimentos logo que seja possível, afim de os explorar, de descobrir texturas e sabores diferentes, explorando também os orgãos dos sentidos.
Na hora da refeição, a criança deve progressivamente ir passando da cadeira da alimentação para a mesa juntamente com os pais. Esta etapa é muito benéfica para a criança, quer na relação positiva que cria com os pais, como quando descobre que os pais também “comem” os mesmos alimentos que ela. A refeição tornar-se-à um momento de alegria e ao mesmo tempo de regras de comportamento social.
A alimentação da criança deve ser adequada, quer em quantidade, quer em qualidade. Desta forma, o seu crescimento será saudável, não existindo, a partida, anomalias físicas.
Durante o período pré-escolar - dos 3 aos 6 anos - em que se verifica um desenvolvimento acentuado, de ritmo mais ou menos constante, a qualidade da alimentação é determinante, para o crescimento orgânico e a saúde física e cognitiva. É durante este período, que muitos dos comportamentos relacionados com a alimentação se adquirem e muitos dos erros alimentares se iniciam.
É assim importante uma alimentação equilibrada, permitindo que a criança esteja em contacto com os alimentos e cresça de forma saudável!
A educadora Marta Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!