segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mais uma sexta-feira em articulação com o 1º ciclo e o rastreio visual


Ao toque da campaínha, todos entraram na sala de aula e se prepararam para mais um dia de atividades e de aprendizagem. Hoje, a maior parte da manhã foi preenchida pelo ensino experimental. Colocámos os materiais necessários sobre uma mesa e fomos seguindo as indicações propostas pelo manual de 1º. e 2º. Ano e também pelo Um Dó Li Tá. A primeira experiência incidiu na compreensão dos conceitos flutua e não flutua. Foram abordados no sentido de preverem o que aconteceria a alguns objetos de diferentes materiais (papel, metal, cortiça, madeira, plástico), sempre argumentando no sentido de comprovar a sua resposta. A fase seguinte foi a experimentação e a comprovação, refutando a ideia inicial quando contrária àquilo que esperavam. É óbvio que a alegria e a satisfação transpareceram nos seus rostos quando a ideia inicial era verdadeira e que pairava um ar descontente quando, afinal, não tinham razão. Após a primeira experiência cada um fez o registo no seu manual dos resultados observados. A segunda experiência incidiu na compreensão dos conceitos dissolve e não dissolve. A estratégia utilizada foi a mesma, primeiramente a previsão e depois a experimentação/comprovação. Os produtos utilizados foram a água, o arroz, o açúcar, o sal e o azeite. Depois de observarem e compreenderem os conceitos, transportaram para o seu dia-a-dia e salientaram que quando colocamos açúcar no leite, ele desaparece e fica apenas o sabor e, que o mesmo acontece com o sal. Uma das meninas salientou que o arroz não se dissolve, porque senão não podiamos comer o arroz, ele ao cozer desaparecia da panela e ficava apenas a água. Mas, o que causou mais espanto foi o azeite e aquele anel brilhante que paira sobre a água, bem como as bolhinhas que flutuam, que sobem e descem, sem se misturarem com a água. Seguidamente, cada um retomou o seu lugar e o seu trabalho individual.
Durante a manhã, a novidade para os Picassinhos foi tornarem-se participantes da aula, tendo a oportunidade de partilhar as suas opiniões e os seus conhecimentos. A interação permite compreenderem a postura que devem assumir enquanto alunos, respeitando o seu lugar e o seu espaço e, respeitando o lugar e o espaço dos outros. A partilha das experiências que fazem, parte das suas bagagens pessoais e enriquece o conhecimento dos outros e, sai enriquecida com o que os outros também transmitem. É uma troca de conhecimentos e de sinergias.
A vinda ao 1º. Ciclo teve de ser mais curta, uma vez que da parte da tarde, as crianças foram fazer um rastreio visual , mas fica a vivência de uma manhã com muito trabalho e muita interação.
Espero que tenham gostado!
 As experiências... 
... e prevendo os resultados!
 O registo dos resultados no manual...
 A ida ao rastreio visual... sempre em segurança e o máximo conforto!
 O Sr. Paulo Araújo colocando os cintos de segurança... 
 O transporte certificado para transportar crianças e até vimos um filme!
 Na sala de espera da clinica...
 Entre jogos e livros, que bem que todos se portaram... dos talvaizinhos, outra coisa não seria de esperar!
 Que pacientes... esperando cada um pela sua vez!
 Jogos, leituras e muitas conversas entre crianças e pacientes!
 Quem é que a doutora irá chamar a seguir?
 Um dos grupos, quando cada um deles já tinha feito a consulta individualmente... a exploração de tudo... é que conhecemos também com as mãos!!
 Que luxo... isto é que é Rúben!!!
 Após a consulta... todos eles,segundo a doutora Lilianne, se portaram muito bem...
A doutora a emitir os relatórios individuais do rastreio visual.... obrigada Dr. Lilianne pela disponibilidade e simpatia e também pela colaboração prestada ao colégio e às famílias

1 comentário:

  1. Olá!
    A Joaninha adorou a aula das experiências!!!
    Foram uns verdadeiros "pequenos cientistas"!

    Apesar de já o ter feito pessoalmente também queria deixar aqui o meu obrigado à Lilianne!

    beijinhos para todos,
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!