A erupção do vulcão e as experiências com o nosso bem mais precioso... a água!
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as novas metas de aprendizagem definidas para o cidadão pre-escolar, encaramos a “Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às ciências, que poderá estar mais ou menos relacionada com o meio próximo, mas que aponta para a introdução de aspectos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano: a história, a sociologia, a geografia, a física, a química e a biologia… que, mesmo elementares e adequados a crianças destas idades, deverão corresponder sempre a um grande rigor científico.” (Ministério da Educação, 1997, p.80).
As atividades destinadas às crianças em qualquer nível de ensino decorrem principalmente, da manipulação e da acção da criança sobre esses objetos o que estabelece uma relação causa-efeito. Inicialmente, através do seu brincar e, posteriormente, de forma mais sistematizada quando acompanhada pelo adulto, a criança vai estruturando a sua curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que a rodeia. Estarão, assim, criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais completas. (Martins, et al., 2009)
Assumindo-se que, em idade pré-escolar, as crianças estão predispostas para aprendizagens de ciências, cabe à educadora a dinamização de atividades promotoras de literacia científica, com vista ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas dimensões pessoal, interpessoal, social e profissional (Zabala e Arnau, 2007).
Esta semana, na sala dos picassinhos, irei dedicá-la à ciência, procurando proporcionar aos picassinhos, um conjunto de experiências orientadas de uma forma metodológica.
Hoje, as experiências foram relacionadas com a água, envolvendo-as assim numa aprendizagem construtiva e exploratória do Mundo, baseadas não só nas questões levantadas pelas mesmas experiências, como também nas respostas que estas proporcionam. As experiências que tivemos hoje a dinamizar tiveram como pano de fundo a exploração das propriedades da água:
- é incolor, ou seja, não tem cor;
- é inodora, isto é, não tem cheiro;
- é insípida, ou seja, não tem sabor.
As experiências de “Dissolver na Água”, teve como finalidade a observação de que:
- há substâncias que depois de misturadas na água não se distinguem... DISSOLVEM-SE! (experiência com o açúcar e o sal)
- há substâncias que continuam a distinguir-se... NÃO SE DISSOLVEM! (experiência com o arroz, o azeite, terra).
Com estas experiências com a água, fizemos também outra: os objetos ou substâncias que flutuam e as/os que se afundam... ou porque são mais leves que a água ou mais pesados. Com estas experimentação pretendi que o grupo prevesse, experimentasse e observasse o que acontecia quando se misturavam diferentes substâncias na água. Amanhã, iremos fazer um vulcão em erupção... e isto também porque, na sala temos uma enciclopédia que fala sobre os vulcões e este assunto tem interessado o grupo de uma forma peculiar.
tive a sorte de espreitar no momento em que o vulcão estava em erupção: adorei a reação das crianças: gritavam de tanta alegria e emoção!! Realmente esse vulcão estava fantástico: muitos parabéns Paula!! Está a tornar esses miúdos nuns autênticos cientistas...
ResponderEliminarOlá Isabel... há muito tempo que não a "via" por aqui... até pensei que já não era visualizadora assídua deste espaço... ainda bem que assim não é!
ResponderEliminarTemos feito algumas experiências que têm focalizado e interessado os picassinhos... é a parte mais cientifica de um curriculo que se quer que seja dinâmico e interactivo... as crianças andam muito motivadas e curiosas nos acontecimentos... são as questões colocadas por elas, o prever o acontecimento, bem como as explicações que tornam a ciência viva no pré-escolar!
Bj e vá aparecendo, também neste espaço
Paula Coelho