“Todos
precisam de uma certa ordem.
Se é verdade que nós, adultos,
gostamos de novidade e aventura, também é verdade que é importante que o mundo
seja minimamente previsível. Sentimo-nos mais seguros e necessitamos que se
respeitem uns quantos hábitos e um mínimo de horários e rotinas. Quando a vida
se transforma num improviso constante, acabamos por pagar com stress e
transtornos na saúde.
Pois as crianças precisam ainda
mais de rotinas. Nos primeiros anos sentem-se mais seguras se as coisas
acontecerem de um modo regular e se souberem o que vem depois. A repetição e a
ordem tranquilizam-nas. As rotinas diárias e a ordem uniforme em que se
produzem ajudam-nas a estruturar o tempo e a torná-lo menos angustiante.
É de suma importância para o bebé
crescer num ambiente estruturado e repetitivo para que consiga ir ajustando os
seus biorritmos ao ciclo de 24 horas. A luz, o ruído, o silêncio e, sobretudo,
as rotinas ou hábitos de sono e comida são as normas mediante as quais ajudamos
os nossos filhos a acomodar o seu relógio biológico.
Aos dois anos, esses ritmos
biológicos já estão bem estabelecidos, mas as crianças continuam a necessitar
de hábitos estáveis para que o seu “relógio” não se desacerte. Precisamente
nesta idade são extremamente ritualistas: amam e necessitam de ordem e
repetição, de cada coisa no seu momento e no seu lugar, já que isso lhes
proporciona uma sensação de conforto e segurança.” (Drª Tânia
Henriques)
De forma a
compreendermos melhor as nossas rotinas a Sílvia contou-nos a história “Um dia
com o Luizinho” que é composta por vários cartões e divide-se em várias partes do dia:
o momento de acordar, o pequeno almoço, um passeio no parque, o regresso a casa
e a hora do banho. Depois fizemos um jogo que consistia em ordenar as
diferentes partes da história. Esta é uma forma muito eficaz de desenvolver a
capacidade de memorização.
Também
fizemos outro jogo do mesmo género mas com as rotinas do Colégio Agora que a
Sílvia afixou os cartões na parede da sala, todos os dias podemos ver o que
estamos a fazer num determinado momento e também recordar o que já fizemos e
ainda o que vamos fazer a seguir!
O nosso
Projeto continua a evoluir e esta semana estivemos a explorar a cor vermelha!
Identificamos
diversos objetos desta cor e recordamos a lenga-lenga das cores!
Lagarto pintado, quem te pintou?
Foi uma menina que por aqui passou.
Lagarto verde, quem te esverdeou?
Foi uma galinha que aqui passou.
Lagarto
azul, quem te azulou?
Foi a onda do mar que me molhou.
Lagarto amarelo,
quem te amarelou?
Foi o sol poente que me pisou.
Lagarto
vermelho, quem te
esvermelhou?
Foi uma papoila que para mim olhou.
A Arte
está patente no nosso Projeto “O Mundo das Cores”. É através dela que vemos o
mundo de uma forma diferente, original…Desta vez a Sílvia escolheu o quadro de
Monet “Lírios de Água”, muito apelativo pelas cores em destaque, mas também por
fazer referência à Natureza e em particular à Primavera que se avizinha e que nós já temos sentido nas brincadeiras na quintinha do colégio!
Divertimo-nos
muito a pintar com aguarelas! Estamos a tornar-nos uns verdadeiros
artistas!!
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