sábado, 3 de março de 2012

Os pequenos cantores em ação


“Todos precisam de uma certa ordem.
      Se é verdade que nós, adultos, gostamos de novidade e aventura, também é verdade que é importante que o mundo seja minimamente previsível. Sentimo-nos mais seguros e necessitamos que se respeitem uns quantos hábitos e um mínimo de horários e rotinas. Quando a vida se transforma num improviso constante, acabamos por pagar com stress e transtornos na saúde.


      Pois as crianças precisam ainda mais de rotinas. Nos primeiros anos sentem-se mais seguras se as coisas acontecerem de um modo regular e se souberem o que vem depois. A repetição e a ordem tranquilizam-nas. As rotinas diárias e a ordem uniforme em que se produzem ajudam-nas a estruturar o tempo e a torná-lo menos angustiante.  

      É de suma importância para o bebé crescer num ambiente estruturado e repetitivo para que consiga ir ajustando os seus biorritmos ao ciclo de 24 horas. A luz, o ruído, o silêncio e, sobretudo, as rotinas ou hábitos de sono e comida são as normas mediante as quais ajudamos os nossos filhos a acomodar o seu relógio biológico.

     Aos dois anos, esses ritmos biológicos já estão bem estabelecidos, mas as crianças continuam a necessitar de hábitos estáveis para que o seu “relógio” não se desacerte. Precisamente nesta idade são extremamente ritualistas: amam e necessitam de ordem e repetição, de cada coisa no seu momento e no seu lugar, já que isso lhes proporciona uma sensação de conforto e segurança.” (Drª Tânia Henriques)


De forma a compreendermos melhor as nossas rotinas a Sílvia contou-nos a história “Um dia com o Luizinho” que é composta por vários cartões e divide-se em várias partes do dia: o momento de acordar, o pequeno almoço, um passeio no parque, o regresso a casa e a hora do banho. Depois fizemos um jogo que consistia em ordenar as diferentes partes da história. Esta é uma forma muito eficaz de desenvolver a capacidade de memorização.
Também fizemos outro jogo do mesmo género mas com as rotinas do Colégio Agora que a Sílvia afixou os cartões na parede da sala, todos os dias podemos ver o que estamos a fazer num determinado momento e também recordar o que já fizemos e ainda o que vamos fazer a seguir!
O nosso Projeto continua a evoluir e esta semana estivemos a explorar  a cor vermelha!
Identificamos diversos objetos desta cor e recordamos a lenga-lenga das cores!
Lagarto pintado, quem te pintou?
Foi uma menina que por aqui passou.
Lagarto verde, quem te esverdeou?
Foi uma galinha que aqui passou.
Lagarto azul, quem te azulou?
Foi a onda do mar que me molhou.
Lagarto amarelo, quem te amarelou?
Foi o sol poente que me pisou.
Lagarto vermelho, quem te esvermelhou?
Foi uma papoila que para mim olhou.
A Arte está patente no nosso Projeto “O Mundo das Cores”. É através dela que vemos o mundo de uma forma diferente, original…Desta vez a Sílvia escolheu o quadro de Monet “Lírios de Água”, muito apelativo pelas cores em destaque, mas também por fazer referência à Natureza e em particular à Primavera que se avizinha e que nós já temos sentido nas brincadeiras na quintinha do colégio!

 






Divertimo-nos muito a pintar com aguarelas! Estamos a tornar-nos uns verdadeiros 
artistas!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!