... com os horários e as
rotinas habituais.
Dos 4
alunos que vieram integrar a turma, 3 deles vieram pela segunda vez e
1 delas veio pela primeira vez. O toque da campaínha é sempre
aguardado com expetativa e ansiedade. Os Picassinhos que participaram
pela segunda vez demonstravam maior tranquilidade e à vontade. Foi
interessante captar no diálogo sussurado entre eles, depois de uma
solicitação da professora para realizarem o trabalho com calma e
com perfeição – “podemos fazer os trabalhos devagarinho,
porque se acabarmos rápido não vamos logo brincar, aqui é para
trabalhar”. Esta expressão
denota já um sentido de responsabilidade, que começa aos poucos a
fazer parte das suas formas de estar e da compreensão da diferença
entre aluno do pré-escolar e aluno do 1º. Ciclo.
Na
parte da manhã, os Picassinhos trabalharam individualmente no seu
manual, enquanto que os alunos do 1º. Ciclo desempenhavam as suas
tarefas nos manuais escolares. A hora do almoço e do lanche correu
com normalidade; a ansiedade de ir ter com os restantes amigos e de
partilhar com eles o que já tinham feito, era enorme. Como o tempo
permitiu, foram brincar até à quintinha e, quando soa o toque da
campainha balançou a vontade de ficar e o querer/ter que regressar à
sala.
Na
parte da tarde experimentaram uma nova postura na sala de aula,
tornando-se alunos participativos da aula. Os alunos do 1º. Ciclo
estavam a trabalhar os animais domésticos e selvagens e um dos
conteúdos explorados foi “o que os animais nos dão para a
alimentação ou para a confeção de produtos”. Foram visualizadas
imagens dos animais no computador e, ordenadamente, foram intervindo
na exploração da temática. Esta nova experiência reforça a
importância da participação, enquanto enriquecimento do diálogo e
da interação entre todos os intervenientes e, da intervenção
ordenada, promotora da igualdade de oportunidades e de um ambiente
propício à assimilação de conteúdos. A última atividade foi a
audição de uma história “A Mãe Cegonha” de Júlio
Isidro, que apela ao lado maternal e ao sentido protetor dos animais
e, mais uma vez, manifestaram a sua opinião em relação à
história.
Mais
um dia, mais uma experiência que avaliaram como positiva e que lhes
permitiu enriquecer o seu percurso de transição.
A professora do 1º ciclo
Sofia Sampaio
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