domingo, 13 de maio de 2012

Os pequenos cantores estão a falar cada vez mais e melhor!!

Por volta dos 2 anos a maioria das crianças já tem um número de vocábulos que lhes permite expressar-se verbalmente com facilidade. Algumas nessa idade, e até um pouco antes, já utilizam frases simples, com verbos, adjetivos e preposições, relatam fatos e criam os seus próprios vocábulos. … a partir dos 2 anos, pode-se estimular os aspectos cognitivos da linguagem. As funções básicas de linguagem como : esquema corporal, noções de cor, forma, tamanho, quantidade, espessura, percepção espacial (em cima, em baixo, dentro, fora, frente, atrás), percepção temporal (dia, noite, hoje, ontem, amanhã), noção de direita e esquerda. Brinquedos pedagógicos como jogos de montar e blocos educativos são ótimos para o estímulo das funções básicas de linguagem; não corrija as primeiras palavras (as omissões e substituições de fonemas fazem parte do início do desenvolvimento de linguagem); iniba o uso frequente de gestos. Encoraje a criança a expressar-se verbalmente; as palavras erradas devem ser aceitas, mas "devolvidas" de forma adequada. Não imite o erro e nem utilize-se de fala infantilizada (exemplo de modelo linguístico pobre em qualidade); não faça comparações entre a fala de seu filho com a de seus irmãos ou coleguinhas.


Lembre, cada criança tem o seu ritmo;

fale com a criança de coisas que são interessantes para ela. Em qualquer tipo de aprendizagem é importante a motivação.”

(Tania A . Lopes Cardoso)

Assim, durante esta semana dedicamo-nos particularmente ao desenvolvimento de competências linguísticas.
Através de cartões com diversas imagens fizemos um jogo de adivinhas. A Sílvia dava-nos algumas pistas e nós tentávamos adivinhar de que objeto se tratava. Por exemplo: “Serve para nos sentarmos e tem quatro pernas. O que é?” Aos poucos fomos entendendo o jogo e gostamos tanto que não queríamos parar. Às vezes não conseguimos dizer corretamente as palavras…ainda estamos a aprender…e se isso acontecia a Sílvia ajudava-nos quando pedia para repetirmos.
Outra atividade muito interessante e cativante é contar uma história com o apoio de uma sequência de imagens. Enquanto a Sílvia contava-nos a história da Pim e do Tito, mostrava-nos imagens dos diferentes momentos da ação. Desta forma, estamos a desenvolver a noção de tempo (antes e depois) e também a concentração.
Entretanto o nosso portfolio do projeto continua a passar por cada uma das famílias e está cada vez mais rico e surpreendente!! Esta semana tivemos a oportunidade de ver os trabalhos da Mariana e do Tomás. O primeiro tinha como tema as estações do ano e o segundo foi inspirado nas cartolas dos finalistas universitários. Ambos estavam muito criativos e os papás empenharam-se a dar corpo, também, ao projeto educativo do colégio, "Crescer com arte". O grupo tem visto o portfolio com muita curiosidade e esta articulação colégio/família está a ser muito positiva. Obrigada a todos pela colaboração e dedicação!!
Mais momentos da nossa semana






Boa semana!!
Beijinhos e abraços da sala dos Cantores
A educadora Sílvia Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!