“Por
volta dos 2 anos a maioria das crianças já tem um número de
vocábulos que lhes permite expressar-se verbalmente com facilidade.
Algumas nessa idade, e até um pouco antes, já utilizam frases
simples, com verbos, adjetivos e preposições, relatam fatos e criam
os seus próprios vocábulos. … a
partir dos 2 anos, pode-se estimular os aspectos cognitivos da
linguagem. As funções básicas de linguagem como : esquema
corporal, noções de cor, forma, tamanho, quantidade, espessura,
percepção espacial (em cima, em baixo, dentro, fora, frente,
atrás), percepção temporal (dia, noite, hoje, ontem, amanhã),
noção de direita e esquerda. Brinquedos pedagógicos como jogos de
montar e blocos educativos são ótimos para o estímulo das funções
básicas de linguagem; não
corrija as primeiras palavras (as omissões e substituições de
fonemas fazem parte do início do desenvolvimento de
linguagem); iniba
o uso frequente de gestos. Encoraje a criança a expressar-se
verbalmente; as
palavras erradas devem ser aceitas, mas "devolvidas" de
forma adequada. Não imite o erro e nem utilize-se de fala
infantilizada (exemplo de modelo linguístico pobre em
qualidade); não
faça comparações entre a fala de seu filho com a de seus irmãos
ou coleguinhas.
Lembre, cada criança tem o seu
ritmo;
fale
com a criança de coisas que são interessantes para ela. Em qualquer
tipo de aprendizagem é importante a motivação.”
(Tania
A . Lopes Cardoso)
Assim, durante esta semana dedicamo-nos particularmente ao desenvolvimento
de competências linguísticas.
Através
de cartões com diversas imagens fizemos um jogo de adivinhas. A
Sílvia dava-nos algumas pistas e nós tentávamos adivinhar de que
objeto se tratava. Por exemplo: “Serve para nos sentarmos e tem
quatro pernas. O que é?” Aos poucos fomos entendendo o jogo e
gostamos tanto que não queríamos parar. Às vezes não conseguimos
dizer corretamente as palavras…ainda estamos a aprender…e se isso
acontecia a Sílvia ajudava-nos quando pedia para repetirmos.
Outra
atividade muito interessante e cativante é contar uma história com
o apoio de uma sequência de imagens. Enquanto a Sílvia contava-nos
a história da Pim e do Tito, mostrava-nos imagens dos diferentes
momentos da ação. Desta forma, estamos a desenvolver a noção de
tempo (antes e depois) e também a concentração.
Entretanto
o nosso portfolio do projeto continua a passar por cada uma das
famílias e está cada vez mais rico e surpreendente!! Esta semana
tivemos a oportunidade de ver os trabalhos da Mariana e do Tomás. O
primeiro tinha como tema as estações do ano e o segundo foi
inspirado nas cartolas dos finalistas universitários. Ambos estavam
muito criativos e os papás empenharam-se a dar corpo, também, ao projeto educativo do colégio, "Crescer com arte". O grupo tem visto o portfolio com muita
curiosidade e esta articulação colégio/família está a ser muito
positiva. Obrigada a todos pela colaboração e dedicação!!
Mais
momentos da nossa semana
Boa
semana!!
Beijinhos
e abraços da sala dos Cantores
A
educadora Sílvia Barros
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada... o mais rápido possivel iremos moderar o seu comentário!