A partir dos 3\4 anos a criança começa a construir a sua identidade, a descobrir o seu corpo e do outro e os prazeres que este lhe pode proporcionar. Começam a perceber que entre meninas e meninos existem diferenças e mostram curiosidade em descobrir como nascem os bebés. A partir desta idade a criança sabe a que sexo pertence e classifica-se de acordo com ele, através de um conjunto de comportamentos regidos pelos papéis sexuais atribuídos a um ou ao outro sexo. Assim, para além de saber a que sexo pertence a criança utiliza o meio envolvente, brinquedos, roupas, jogos e/ou actividades para se auto-classificar. É a fase em que é comum ouvirmos que “não visto esta cor porque é de menina”, “não quero estas calças que são de menino”, “este brinquedo é de memino|a”. Isto significa que a identidade sexual e o papel atribuído ao seu sexo regulam já a maioria dos seus comportamentos.
Durante esta semana na sala dos pequenos pintores estivemos a descobrir o nosso corpo e a conhecer as diferenças entre meninas e os meninos. Inicialmente, começamos por ouvir e explorar a história “Somos todos diferentes” onde podemos conhecer e explorar as nossas características individuais e as nossas diferenças. Através da história podemos descobrir que há meninos com diferentes tons de pele, que a cor dos olhos e do cabelo também é diferente, que uns são mais baixos e outros mais altos, que gostamos de fazer coisas diferentes, entre outros. Exploramos as nossas características individuais através da visualização da nossa imagem no espelho e descobrimos as nossas diferenças.
Trabalhamos alguns conceitos matemáticos como a formação de grupos, o conceito de alto\baixo e o conceito de maior\menor em que dividimos as crianças em dois grupos: o grupo das meninas e o grupo dos meninos, contando quantos elementos existia em cada grupo e comparamos os dois grupos descobrindo qual era o grupo maior e o grupo menor. Para finalizar estivemos a construir os puzzles da nossa própria imagem, em que a Vânia dividiu a nossa fotografia em duas partes (os olhos e o nariz e a boca) e cada um de nós tinha que descobrir qual era os seus olhos e o seu nariz e boca, construindo a nossa fotografia. Também fizemos algumas brincadeiras em que juntamos os olhos de uma menina com a boca e nariz de menino. Foi uma atividade muito engraçada!
A nosso pedido, a Vânia trouxe para a nossa sala um menino e um menino e estivemos a vesti-los diferenciando a roupa de cada um.
Foram muitas as aprendizagens que realizamos esta semana!
Beijinhos dos pequenos pintores!
Educadora Vânia Ribeiro
Que giro!
ResponderEliminar